IGREJA EM TIATIRA - 04



(Quarta carta, à igreja em Tiatira)


18 - E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:

19 - Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.

20 - Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.

21 - E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.

22 - Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.

23 - E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.

24 - Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.

25 - Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.

26 - E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,

27 - E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.

28 - E dar-lhe-ei a estrela da manhã.

29 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

(Ap.2:18-29)

__________


  A Igreja em Tiatira tem parte exclusiva na história, segundo a mensagem a ser enviada traz um aviso: Isto diz o filho de Deus aquele que tem olhos como chama de fogo e pés semelhante a latão reluzente.

Satanás já tinha colocado suas raízes na Igreja por isso Jesus se apresenta como “O FILHO DE DEUS”, aquele que ver todas as coisas porque tem olhos como chama de fogo e tudo está diante d’Ele e Seus Pés é semelhante a latão reluzente, porque  tudo será submetido e julgado diante de Seus Pés.

     A Igreja em Tiatira fazia uma grande obra mas estava misturada com o paganismo, os crentes em Tiatira estava aceitando falsos ensinos, (mas tenho contra ti que toleras a mulher Jezabel), tudo indica ser um sistema doutrinal herético vindo do paganismo que estava enraizando na Igreja, satanás já tinha colocado frieza na Igreja em Éfeso, em Pérgamo introduziu os ensinos de Balaão e em Tiatira estava colocando os  ensinos de Jezabel.

Satanás é conhecedor das Escrituras Sagradas e sabe o que mais abomina a Deus é o pecado cometido através do corpo, a prostituição e, também a idolatria aos deuses do paganismo, o cristão é templo do Espírito Santo, tem que ser puro e tem que reconhecer que  Jesus é o único Redentor e Salvador da humanidade, por isso o cristão tem que ser santo como Jesus é santo, independente de obras grandes tem que ser fiel e ensinar o que Jesus ordenou Mt.28:19,20.

    O verso 21, faz lembrar da promessa do Pai (Jo.3:16) que enviou seu Filho para a salvação de todos, (e dei-lhe tempo para que se arrependesse), infelizmente muitos insistem em grandes obras para sua própria gloria, mas Deus tem olhos como chama de fogo e tudo ver e sabe, o pecado em Tiatira era os ensinos de Jezabel (prostituição e idolatria), nos dias atuais não é diferente; sucesso, idolatria gospel, ambição, poder, adultério e tantas coisa que tem levado muitos para longe de Deus.

A falsa igreja parece não querer se afastar da sua apostasia (divórcio; separação entre Deus e a Igreja), esse sistema religioso estava preste a ser castigado juntamente com seus seguidores:

(Eis que a lanço num leito de dores, e numa grande tribulação os que cometem adultério com ela, e ferirei de morte a seus filhos), Deus vai dar a cada um o que merece segundo as suas obras a não ser que se arrependa.

      Aqueles que não se envolveram nas chamadas profundezas de satanás os ensinos de Jezabel, mas buscam conhecer as profundezas dos ensinos do Espírito de Deus, como ministrou o Apóstolo Paulo.

“Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus”. (1 cor. 2:10)

Jesus promete autoridade sobre as nações no futuro reino Messiânico.

“Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos”. (Ap. 20:6)

 E a estrela da manhã, a salvação através do próprio Cristo Jesus.

“Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã”.  (Ap. 22:16)


      “QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS”



PARTE PROFÉTICA


 (Igreja profética de Tiatira)

      Tiatira era um poderoso centro comercial têxtil de linho e algodão na Ásia Menor (atual Turquia)

Sua fonte de renda também era  extraída da raiz de uma planta chamada garança, a famosa tinta  vermelha púrpura, uma das comerciantes da cidade era Lídia personagem bíblica de atos dos Apóstolos, capítulo 16, verso 14.

Localizada em um fértil vale num qual passavam rotas de comércio. Foi destruída por um terremoto, e reconstruída pelo poderoso império romano na época do Imperador César Augusto.

TIATIRA, significa: SACRIFÍCIO CONTÍNUO OU DIFICULDADE

Seu período profético vai de 538 d.C. até a Tribulação.

Igreja papal que sacrificava os verdadeiros cristãos, período histórico que ficou conhecido como idade das trevas, a sã doutrina foi completamente modificada pelo paganismo do MITRAISMO + ZOROASTRISMO = ROMANISMO, que surgiu a doutrina herética da igreja católica apostólica romana (ICAR)



Período em que surgiu as heresias:


538, Supremacia do bispo de Roma;

754, O Papa recebe poder religioso e político;

787, Cultos às imagens;

830, Uso de ramos e água benta;

933, Canonização dos santos católicos;

988, Observância da quaresma;

1090, Reza do Rosário;

1123, Proibição do casamento no clero;

1184, Santa inquisição (queimar pessoas vivas);

       
         1190, Venda de indulgências (comprar um terreno no céu);                                                                                                                         
                                                                                                                               
1200, A hóstia substitui a Ceia (pão e vinho);

1216, Confissão de pecados aos padres;

1229, Proibição da leitura Bíblia;

1438, Proclamação do purgatório;

1546, Livros apócrifos na Bíblia católica.


Nesse quadro foi colocado algumas doutrinas heréticas do período profético de Tiatira, a igreja católica romana, que vai de 538 até a Tribulação. 


Autor: Pastor Marcos Bahia
(Os Cavaleiros do Apocalipse e o Futuro da Humanidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curso de Teologia 100% a distância!