IGREJA EM SARDES - 05



(Quinta carta, à Igreja em Sardes) 



1 - E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.

2 - Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.

3 - Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.

4 - Mas também tens em Sardes algumas poucas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.

5 - O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

6 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

(Ap.3:1-6)

___________ 


   A Igreja em sardes recebe uma dura repreensão; vocês tem fama de Igreja viva e ativa mas está morta espiritualmente (vivos mas mortos).  

 A Igreja em sardes estava espiritualmente morta, somente alguns membros se encontravam vigilantes, aparentemente estavam vivos e ativos, mas no interior estavam sem espiritualidade (sem vida no Espírito), com aparência de vivos mas mortos na vida espiritual.

    Jesus tem os sete Espíritos de Deus, Ele tem (Onipresença, Onipotência e Onisciência), Ele Eternamente é Deus Jo.1:1, por isso tudo sabe e tudo ver, Jesus é aquele que sonda todas as coisas e estava vendo a morte no interior dos crentes em Sardes.  

“Abrirei um parêntese aqui”.

Sempre existiu a mornidão entre os crentes em toda a história da Igreja, e nos dias de hoje não é diferente, infelizmente a preocupação dos líderes atuais não está sendo o cuidado com as ovelhas do Senhor no aspecto que diz respeito a verdadeira essência do Evangelho de Cristo (as boas novas), a preocupação de muitos líderes hoje é “GORDURA E LÔ dízimo e status, e esse é  o motivo de muita irresponsabilidade no seio da Igreja, é impossível fazer a obra do Reino Celestial se não partir do princípio Bíblico, infelizmente muitos tem se achado aptos para o oficio ministerial vivendo só de oração, assim seria muito fácil, a verdade é que o princípio Bíblico é:

“ORAÇÃO E AÇÃO”. 

Ou seja capacitação Bíblica e vida espiritual, diferente da cultura de nossos dias, uma cultura preguiçosa que gera negligência ao mandamento de Deus, verdadeiros ateus que se dizem cristãos mas não vivem o que está escrito na Palavra de Deus, e por isso não edificam suas casas, suas famílias, seus ministérios e tantas  outras coisas, não vivem os frutos do Espírito. 

"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança".
(Gl.5:22) 

Mas tem se prestado ao papel de ímpios vivendo com ciumeiras invejas disseções e coisas abomináveis que entristecem o coração do Pai, me perdoe mas não sou hipócrita  posso até ser pecador mas não amo o pecado, e tenho lutado para melhorar cada vez mais e glorificar o nome de meu Deus Jesus Cristo. 

Os crentes em Sardes eram vivos aparentemente mas mortos espiritualmente, a verdade é que eles tinham saídos de Tiatira aparentemente mas espiritualmente ainda permaneciam presos em Tiatira, como diz a Palavra:

“As coisa velhas já passaram; eis que tudo se faz novo” 
(II Cor. 5:17)  

O servo de Deus tem que olhar para o alto e não para baixo ou para traz, esse é o problema de muitos cristãos, não permitir o reinar de Deus em seus corações. 


 Jesus exorta os crentes em Sardes ao despertamento;

 acordem!  

Fortaleçam o pouco que resta, 

porque até mesmo o que restou está para morrer.


(Muito duro de se ouvir, disciplina de Deus, Jesus te ama!)


As suas obras estão longe de agradar o coração de Deus.  (Infelizmente...) 

    Verso 3, lembra-te, portanto, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te.   

(Jesus está dizendo volte para mim!) 

    Deus não tem prazer na morte de ninguém Ele quer que todos se arrependam e sejam salvos, ao contrário serão julgados e condenados ao lago de fogo. 

(Pois se não vigiares “despertar”, virei como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei “morte súbita e julgamento”.)


     Existia em Sardes um remanescente que não sujaram as suas vestes, provaram o novo nascimento e continuaram fiéis a Deus e a Sua Palavra, a esses Jesus promete não apagar seus nomes que estão escritos no livro da vida. 


“Antes confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante de seus anjos”.  


JESUS TE AMA, DESPERTA DORMENTE!!!



“QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS”  

___________

Os setes Espíritos de Deus, é o próprio Espírito Santo que está em todas as igrejas ao mesmo tempo (onipresença); e as estrelas são os pastores das Igrejas. 

____________ 




PARTE PROFÉTICA 


(Igreja profética de Sardes) 


     Sardes foi fundada no século XII a.C., situada a 75 quilômetros da mar Egeu. 

No passado foi a capital da antiga monarquia Lídia, um dos reinos mais ricos do  mundo antigo. 

A antiga cidade de Sardes foi construída sobre um platô de rochas que se erguiam a 500 metros da planície, uma poderosa fortaleza rica em ouro, mas que depois foi invadida e destruída.


(SARDES, significa: REMANESCENTE OU O QUE RESTOU)


 Seu período profético vai do século XV d.C. até o Arrebatamento ou Tribulação. 


Sardes representa a Igreja da “reforma protestante” que saio de Tiatira (igreja católica romana). 

Sardes foi um remanescente cheio de vida que foi usado por Deus para combater a falsa doutrina, mas depois se orgulhou e se tornou uma Igreja morna espiritualmente. 


Autor: Pastor Marcos Bahia
(Os Cavaleiros do Apocalipse e o Futuro da Humanidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curso de Teologia 100% a distância!