IGREJA EM FILADÉLFIA - 06



(Sexta carta, à Igreja em Filadélfia)


7 - E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:

8 - Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.

9 - Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.

10 - Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.

11 - Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

12 - A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.

13 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

(Ap.3:7-13)

___________

A mensagem do que é Santo e Verdadeiro!

Conforme o evangelho em Lucas 1:35, o filho de Deus é ungido com o poder do Altíssimo, "...o que há de nascer será chamado “Santo, o filho de Deus”.
   
     Jesus é Santo, por isso também é verdadeiro e recebeu todo o poder Mt.28:18, (o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre.)

Jesus também dá “autoridade e poder” sobre os inimigos Lc.10:19, Ele tem todas as chaves! (Autoridade), por isso Ele abre e fecha como quer.

Verso 8, conheço as tuas obras (eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar), a Igreja que estava em Filadélfia não recebeu nenhuma crítica pois era uma Igreja exemplar (fiel), uma Igreja diferente das outras, que guardava a palavra de Deus, sempre resistindo a tentação do mundo, e mesmo não sendo fortes não negou o nome de Deus. 

A força dos crentes em Filadélfia era espiritual, até mesmo sofreram perseguições dos judeus infiéis (sinagoga de satanás), mas Deus prometeu que eles seriam reverenciados pelos judeus (eis que farei que venham, e adore prostrados aos teus pés), “uma figura de linguagem”, ou seja, eles vão cair aos seus pés, ou se humilhar e reconhecer que os que amam a Jesus é que são os escolhidos e amados de Deus. 
           
     Deus também prometeu guardar (livrar) os crentes de Filadélfia da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, por causa da fidelidade, perseverança e amor pelo próximo. 

    Grande é o galardão (coroa/prêmio) dos cristãos que são fiéis ao Deus Vivo, que se mantém na verdadeira e sã doutrina e não escandaliza o reino, Deus promete fazê-los colunas no templo (moradores da Jerusalém celeste), e conceder vida eterna com o Salvador Jesus em um lugar que ninguém nunca viu nem ouvidos ouviu falar e nunca esteve no coração do homem, mas Deus já preparou para os fiéis!
(Servos de Cristo.)

   
        “QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS”

___________

A porta que Deus abre para muitos se trata de porta de benção, infelizmente um pensamento terreno, a verdade é que Deus não está preocupado com bens materiais, mas com seres humanos, porque Deus não tem prazer na morte do homem mais que ele seja salvo, por isso Deus prepara homens cheios do Espírito Santo para levar a Sua palavra. A palavra “porta aberta” está relacionada com porta da salvação, Deus abre portas em todas as épocas e em todos os momentos, basta ter crentes como os de Filadélfia para a grande comissão; Mt.28:19,20; ide e fazei discípulos!
A muita discussão acerca da palavra “e adorem prostrados aos teus pés” (Ap. 3:9), de ser um erro de tradução devido a idolatria. Em muitas traduções a palavra “adore” é escrita como reverenciar ou homenagear.  Obs. no texto original grego a palavra é “proskuneô”, e geralmente é traduzida por reverenciar, homenagear, inclina-se, receber respeitosamente, etc. A palavra proskuneô tem o sentido de submissão ou obediência, e nunca de adoração. Portanto adorar (proskuneô) é homenagear.



PARTE PROFÉTICA

(Igreja, profética de Filadélfia)

      Filadélfia, situada a 27 quilômetros de Sardes e há 200 metros acima do mediterrâneo, localizava-se em uma extensa colina, entre dois vales férteis. 

O solo do vale era propício para a plantação de vinhedos.
Filadélfia também produzia e comercializava couro e lã.
Nos tempos do novo testamento, Filadélfia fazia parte da província romana da Ásia.


(FILADÉLFIA, significa:  AMOR FRATERNO)


Igreja que ama a Jesus em primeiro lugar e ao próximo como a si mesma, essa igreja ela é sempre presente no coração do PAI, no período histórico Filadélfia não recebeu críticas somente elogios. 

    O período profético desta Igreja, é um período diferenciado que começou com  a “grande comissão”
(a porta que Deus abre e ninguém fecha Ap. 3:8)

Um movimento missionário moderno na época de Sardes
(os protestantes), a Igreja (tiatira) estava totalmente paganizada e romanizada por muitos séculos, mas aqueles que não contaminaram as suas vestes (Ap. 3:4); os protestantes dignos e cheios do Espírito Santo, foram usados por Deus para dar início a esse período profético que vai do século XVIII até o arrebatamento.     

Filadélfia representa a Igreja fiel a Cristo que será arrebatada no dia da provação que vira sobre a casa de Jacó e os habitantes da terra Ap. 3:10.

“Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra”.



Autor: Pastor Marcos Bahia
(Os Cavaleiros do Apocalipse e o Futuro da Humanidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curso de Teologia 100% a distância!