(Sétima carta, à Igreja em Laodicéia)
14 - E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
15 - Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
16 - Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
17 - Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
18 - Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
19 - Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
20 - Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
21 - Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
22 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
(Ap.3:14-22)
___________
Jesus se apresenta como a verdadeira e principal fonte do Pai, o “ETERNO”, a criação de todas as coisas.
No texto original grego a palavra usada é “ARCHÉ”, que significa “origem ou agente da criação”, ou seja, Jesus é a origem da verdade (O amém!), e o princípio de tudo Jo.1:1;
(No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus.
(Jesus Ele é o “princípio” porque Ele é Eterno.)
Jesus conhece todas as coisas, e advertiu às Igrejas (locais), e com essa Igreja (Laodicéia) não será diferente, Jesus faz a essa Igreja uma série de advertências contra a mornidão espiritual.
Verso 15, conheço as tuas obras, que nem és nem frio nem quente; oxalá foras frio ou quente, Jesus disse vou vomitar vocês, rejeitar e condenar!
Deus é amor mais também é justiça, “oxalá foras frio ou quente”.
Essa expressão significa “queira Deus ou tomará”, que foras frio ou quente, porque o que é frio está fora do corpo de Cristo mas pode entrar, o que é quente já está no Espírito se cair Deus levanta, mas o que é morno é aquele que não sabe o que quer e vive brincando com Deus.
Laodicéia tinha professado o cristianismo mas na verdade vivia em conformidade com a sociedade ímpia, uma igreja mundana e hipócrita que rejeitava a sã doutrina, por isso estava sendo avisada de uma possível rejeição total.
“VOMITAR-TE-EI DA MINHA BOCA”.
Verso 17, porquanto dizes: Sou rico, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego e nu.
E no verso 18, Jesus chama a Igreja em Laodicéia para um concerto, Deus chama para o arrependimento, antes de condenar porque Deus não tem prazer na morte, mas que antes se arrependa e viva.
Compres de mim ouro refinado no fogo, vestes brancas e colírio:
Ouro refinado no fogo – Metal resistente ao fogo (julgamento);
Laodicéia era rica materialmente mas espiritualmente já estava condenada, precisava da riqueza Divina.
Vestes brancas – Representa o novo nascimento;
Laodicéia tinha uma péssima reputação e precisava de mudanças urgentes, e somente quem pode transformar o homem é o Espírito Santo através da justiça Divina.
Colírio – Representa cegueira espiritual;
os crentes em Laodicéia não era nem quente nem frios, viviam cegos na mornidão, e precisavam de colírio Divino que é a comunhão com o Espírito Santo.
os crentes em Laodicéia não era nem quente nem frios, viviam cegos na mornidão, e precisavam de colírio Divino que é a comunhão com o Espírito Santo.
A Igreja em Laodicéia já estava no fundo do posso, totalmente afastada de Deus, Jesus já estava do lado de fora desta igreja
(eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta...)
Jesus é misericordioso e estava chamando um por um, batendo na porta do coração dos crentes de Laodicéia para que nenhum deles se perdessem, por isso Ele disse,
“Eu repreendo e castigo a todos quanto amo:
Sê pois zeloso, e arrepende-te”. E a todos quantos se arrependem será rei e reinará com Ele, o Rei dos Reis.
“QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS”.
Aqui acaba a parte histórica, e em seguida estudaremos a parte profética, a parte histórica retratou de erros e acertos das Igrejas do período renascentista as “primeiras Igrejas”, a parte profética usará essas Igrejas como profecia, da Igreja de Éfeso até a Igreja de Laodicéia Deus mostrará profeticamente como tudo caminhará em todo o período da “dispensação da Graça”, até o arrebatamento da Igreja.
PARTE PROFÉTICA
(Igreja profética de Laodicéia)
Laodicéia ficava no principal cruzamento de estradas dos vales da Ásia Menor.
A cidade era um importante centro de administração e comércio.
Laodicéia era tão importante que as questões de justiça, e até mesmo os fundos monetários eram depositados em sua cidade, Laodicéia era muito rica, tão rica que seus habitantes não aceitaram ajuda do Império Romano quando foi destruída por um terremoto.
Laodicéia sempre confiou no poder da sua riqueza!
(LAODICÉIA, significa:
O POVO REINANDO OU VOZ DO POVO)
O POVO REINANDO OU VOZ DO POVO)
Esta Igreja era rica, orgulhosa e colocou Jesus aos poucos para fora;
(se ouvir a minha voz e abrir a porta..., Ap.3:20)
Essa Igreja não ouvia à palavra do mestre “Jesus”, por que a voz do povo reinava, por isso não recebeu nenhum elogio, mas uma dura repreensão.
(Período profético)
Crente Laodicéia sempre existiu na cristandade; ex. nicolaísmo, jezaísmo, paganismo, etc.
Profeticamente Laodicéia surgiu no final do século XX e começou a si desenvolver no início do século XXI, junto com os sinais que precede o arrebatamento da verdadeira Igreja.
Laodicéia é um sistema anti-bíblico que foi introduzido ao longo dos tempos dentro da Igreja por satanás, nos dias atuais esse sistema vem ganhando espaço e formando uma denominação anti-cristã, ao qual foi profetizada como “Laodicéia”, que significa
(o povo reinando ou voz do povo)
Uma igreja rebelde que coloca aos pouco a sã doutrina fora de prioridade, introduzindo o seu bel prazer junto com as heresias.
Laodicéia gosta de coisas agradáveis que vem de mestres e doutores falsos e mercenários. (II Tm. 4:3-5)
“Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério”.
Nesse conjunto de Igrejas (às sete igrejas da Ásia), quatro Igrejas são contemporâneas TIATIRA, SARDES, FILADÉLFIA E LAODICÉIA, mas profeticamente só existem duas; “Filadélfia e Laodicéia”.
Filadélfia é a Igreja fiel que ama e vive a sã doutrina, e crê no Jesus do Evangelho, esta Igreja por ser humilde e honesta, no dia do arrebatamento ela será levada “Ap. 3:10” para o Senhor Jesus.
Laodicéia uma igreja falsa e hipócrita que coloca Jesus em segundos planos, mercenária fingida e orgulhosa, vive de preceitos e regras de homens, uma igreja que leva no coração um jesus do movimento gospel, crentes com aparência de fiéis mas com atitude carnais.
Laodicéia deixou de ser um organismo vivo (corpo de Cristo), e passou a ser uma organização de homens cheia de leis e estatutos.
Laodicéia não sobe no dia do arrebatamento, ela (igreja morna) será a base da igreja do anticristo na grande tribulação.
___________
Quem está na Igreja mas não abandona o pecado e tudo que é mal, sendo assim infiel a Cristo, será deixado aqui no dia do arrebatamento.
Nota: Bíblia de estudo pentecostal.
ARREPENDE-TE!
“QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS”.
Autor: Pastor Marcos Bahia
(Os Cavaleiros do Apocalipse e o Futuro da Humanidade)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Curso de Teologia 100% a distância!