IGREJA EM PERGAMO - 03



Carta às sete Igrejas da Ásia

(Terceira carta, à igreja em Pérgamo)

2 - Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.

12 - E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios:

13 - Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.

14 - Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e fornicassem.

15 - Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.

16 - Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.

17 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.

(Ap.2:12-17)

______________

Devido a importância da cidade de Pérgamo, capital da província romana, Pérgamo se tornou um centro forte de adoração tanto aos deuses assim como aos soberanos de  Roma,  daí entendemos o porquê do termo (ESPADA AGUDA DE DOIS GUMES), o homem tem a espada de um gume, Jesus tem a espada de dois gumes a mais poderosa por isso Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o único Deus e o maior e mais poderoso de todos os soberanos. 

“Eu tenho a espada aguda de dois gumes, por isso julgo e condeno, porque, “EU SOU” a justiça Divina!” 

    A cidade de Pérgamo tinha a marca do satanismo, (sei onde habitas, que é onde está o “trono de satanás”), uma possível referência ao deus da mitologia grega “ZEUS”;
Pérgamo tinha um magnífico altar de 60 metros de altura dedicado a Zeus, a cidade também era o centro de adoração do deus da medicina e da cura “ESCULÁPIO”, que era simbolizado por uma serpente cuja a Bíblia se refere a satanás, além disso existia a idolatria imperial.

Uma cidade totalmente diabólica e muito difícil para um povo que só adorava a um Deus (monoteísta), como os cristãos. 

“Mas reténs o meu nome e não negaste a minha fé, mesmo nos dias de Antipas minha fiel testemunha”.

Antipas era provavelmente da congregação de Pérgamo um cristão fiel que foi martirizado por rejeitar a idolatria e  permanecer na fé em Cristo, um verdadeiro exemplo não de sofrimento mas de amor pela verdadeira pregação genuína o Evangelho da Salvação, e no verso 14 diz:

Mas tem no meio de vocês uma coisa abominável, vocês aceitam os que seguem a doutrina de Balaão, assim também os que seguem a doutrina dos nicolaítas.

É provável ser a mesma doutrina (prostituição, idolatria e tudo que se opõe a Fé Salvífica), Jesus diz que vai fazer justiça contra essas pessoas, assim também aos que permitem tal abominação no culto ao Senhor (arrepende-te...  batalharei com a espada da minha boca.)
Jesus está dando oportunidade a todo aquele que se declinaram ao paganismo, para que se arrependam e voltem ao verdadeiro Deus, para que possa receber da parte do Senhor o maná escondido (pão da vida) e uma pedra branca (absolvição e recompensa) e um nome novo (uma nova vida gloriosa com Cristo).


PARTE PROFÉTICA


(Igreja profética de Pérgamo)


Pérgamo foi a maior cidade da Ásia. (Atual Turquia)
A cidade de Pérgamo fica em um gigantesco vale, a 25 quilômetros do mar Egeu.
Pérgamo ficou famosa pela sua arte de curar, possuidora de templos magníficos, possuía também um dos teatros mais belo do mundo com seus assentos construídos em uma montanha com 80 fileiras que cabiam mais de 10 mil pessoas sentadas e, uma biblioteca com mais de 200 mil rolos.

(PÉRGAMO, significa: TORRE ALTA OU CASADO)

Seu período profético vai 313 d.C. até 538 d.C.

Torre alta uma referência ao domínio imperial. “Casado” significa que a Igreja em Pérgamo casou com o paganismo, casamento com o homem e sua doutrina.
Essa Igreja deu início a decadência espiritual e moral. (Época do Imperador pagão Constantino)


Autor: Pastor Marcos Bahia
(Os Cavaleiros do Apocalipse e o Futuro da Humanidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curso de Teologia 100% a distância!