Carta às sete igrejas da Ásia
(Segunda carta, à igreja em Esmirna)
8 - E ao anjo da igreja em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:
9 - Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
10 - Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
11 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.
(Apocalipse 2:8-11)
________________
Esta carta começa com uma advertência, Jesus manda João transmitir a igreja em Esmirna: “está mensagem vem daquele que morreu mas venceu a morte”, no verso 9, Jesus diz: Conheço a tua tribulação e a tua pobreza (mas tu és rico).
A tribulação da igreja em Esmirna estava ligada aos judeus infiéis, embora os judeus fossem conhecidos como congregação do Senhor eles se tornaram hostis ao verdadeiro Messias e aos cristãos, por isso atribulava a igreja juntamente com o império romano, sendo assim passam a ser chamados de sinagoga de satanás, quanto mais a igreja era perseguida, mais crescia e se tornava fiel.
Embora a cidade de Esmirna fosse bem sucedida, os cristãos eram pobres “E A TUA POBREZA”, no original grego (ptocheia), significa literalmente “que não possui nada”, os cristãos de Esmirna eram pobres materialmente mas ricos espiritualmente, disse Jesus, conheço a tua pobreza (mas tu és rico).
O vínculo judaico-romano naquela cidade ia custar a vida de alguns cristãos (não temas o que hás de padecer), grande seria a perseguição em Esmirna a ponto de serem destruídos (tribulação de dez dias “um curto período de tempo), ou julgados até a morte, por isso Jesus mandou transmitir “fui morto mas revivi”, sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida. “Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam”. (Tg.1:12)
“Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam”.
Jesus também prometeu aos vencedores (os fiéis), que de modo algum passará pela segunda morte. (O lago de fogo Ap. 20:15)
“E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo”. (Ap.20:11-15)
“ QUEM TEM OUVIDOS OUÇA, O QUE O ESPÍRITO DIS ÀS IGREJAS ”
Parte profética
(Igreja profética de Esmirna)
A cidade de Esmirna, hoje chamada de IZMIR, é uma das mais importantes cidades da Turquia, situada ao norte de Éfeso, numa linda baía do mar Egeu. Esmirna era conhecida por seu vinho, roupas, perfumes e artefatos de ouro, conhecida pela devoção aos imperadores romanos.
(ESMIRNA, significa: MIRRA OU AMARGURA)
Seu período profético vai do século 100 d.C. até 313 d.C.
Esmirna foi um período de muita perseguição, e amargura para os cristãos, mirra o perfume que agradava ao Senhor Jesus, quanto mais o império romano e os judeus infiéis perseguiam está igreja mais ela crescia por causa do testemunho de fé pelo Cristo ressurreto.
Seu período profético vai do século 100 d.C. até 313 d.C.
Esmirna foi um período de muita perseguição, e amargura para os cristãos, mirra o perfume que agradava ao Senhor Jesus, quanto mais o império romano e os judeus infiéis perseguiam está igreja mais ela crescia por causa do testemunho de fé pelo Cristo ressurreto.
Autor: Pastor Marcos Bahia
(Os Cavaleiros do Apocalipse e o Futuro da Humanidade)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Curso de Teologia 100% a distância!