IGREJA EM ESMIRNA - 02



Carta às sete igrejas da Ásia


(Segunda carta, à igreja em Esmirna)


8 - E ao anjo da igreja em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:

9 - Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.

10 - Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

11 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.

(Apocalipse 2:8-11)
________________


Esta carta  começa com uma advertência, Jesus manda João transmitir a igreja em Esmirna: “está mensagem vem daquele que morreu mas venceu a morte”, no verso 9, Jesus diz: Conheço a tua tribulação e a tua pobreza (mas tu és rico).

A tribulação da igreja em Esmirna estava ligada aos judeus infiéis, embora os judeus fossem conhecidos como congregação do Senhor eles se tornaram hostis ao verdadeiro Messias e aos cristãos, por isso atribulava a igreja juntamente com o império romano, sendo assim passam a ser chamados de sinagoga de satanás, quanto mais a igreja era perseguida, mais crescia e se tornava fiel.

Embora a cidade de Esmirna fosse bem sucedida, os cristãos eram pobres “E A TUA POBREZA”, no original grego (ptocheia), significa literalmente “que não possui nada”, os cristãos de Esmirna eram pobres materialmente mas ricos espiritualmente, disse Jesus, conheço a tua pobreza (mas tu és rico).

O vínculo judaico-romano naquela cidade ia custar a vida de alguns cristãos (não temas o que hás de padecer), grande seria a perseguição em Esmirna a ponto de serem destruídos (tribulação de dez dias “um curto período de tempo), ou julgados até a morte, por isso Jesus mandou transmitir “fui morto mas revivi”, sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida.   “Bem-aventurado  o  homem  que  suporta  a  provação;  porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam”. (Tg.1:12) 
 
“Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam”.


    Jesus também prometeu aos vencedores (os fiéis), que de modo algum passará pela segunda morte. (O lago de fogo Ap. 20:15)

“E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo”. (Ap.20:11-15)


      “ QUEM TEM OUVIDOS OUÇA, O QUE O ESPÍRITO DIS ÀS IGREJAS ”



   Parte profética


(Igreja profética de Esmirna)

     A cidade de Esmirna, hoje chamada de IZMIR, é uma das mais importantes cidades da Turquia, situada ao norte de Éfeso, numa linda baía do mar Egeu. Esmirna era conhecida por seu vinho, roupas, perfumes e artefatos de ouro, conhecida pela devoção aos imperadores romanos.

 (ESMIRNA, significa: MIRRA OU AMARGURA)

Seu período profético vai do século 100 d.C. até 313 d.C.

Esmirna foi um período de muita perseguição, e amargura para os cristãos, mirra o perfume que agradava ao Senhor Jesus, quanto mais o império romano e os judeus infiéis perseguiam está igreja mais ela crescia por causa do testemunho de fé pelo Cristo ressurreto.


Autor: Pastor Marcos Bahia
(Os Cavaleiros do Apocalipse e o Futuro da Humanidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curso de Teologia 100% a distância!