Ruínas do Templo de Ártemis
Carta às sete igrejas da Ásia
(Primeira carta, à igreja em Éfeso)
1 Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete candeeiros de ouro:
2 Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua perseverança: Sei que não pode suportar os maus, e que puseste à prova os que dizem ser apóstolos e não são, e os achastes mentirosos;
3 E tens perseverança e por amor do meu nome sofrestes e não desfalecestes.
3 E tens perseverança e por amor do meu nome sofrestes e não desfalecestes.
4 Tenho, porém, contra ti que deixastes o teu primeiro amor.
5 Lembra-te, pois, donde caíste, e
arrepende-te, pratica as primeiras obras; se não brevemente virei a ti, e removerei do teu lugar o teu candeeiro, se arrependeres.
6 Tens, porem, isto, que, aborreces as obras dos nicolaítas, as quais eu também aborreço.
7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espirito diz às Igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei, a comer da Árvore da Vida, que está no paraíso de Deus.
(Ap. 2:1-7)
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6 Tens, porem, isto, que, aborreces as obras dos nicolaítas, as quais eu também aborreço.
7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espirito diz às Igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei, a comer da Árvore da Vida, que está no paraíso de Deus.
(Ap. 2:1-7)
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A mensagem do capítulo 1 termina com a revelação de que as sete estrelas são os sete anjos, e os sete candeeiros são sete igrejas.
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O Novo Testamento foi escrito na língua grega, portanto a palavra anjo vem do grego (ángelos), que significa mensageiros, ou seja, aquele que transmite as mensagens. Nos escritos do cap. 1, vers. 20, o significado de anjo é “Líder da igreja ou Pastor”.
(Obs. existem vários significados para a palavra anjo).
Já no capítulo-2 a mensagem começa a tomar uma direção particular, que no futuro será profética.
Jesus manda João dizer uma mensagem ao anjo (pastor) da igreja em Éfeso, eu sei quantas coisas boas vocês fazem, e fico muito feliz, vejo o trabalho e a perseverança de vocês e o ódio que tens do pecado, e o quanto rejeitam os falsos apóstolos (falsos missionários; também profetas, pastores, pregadores etc...), mas tenho uma coisa contra ti, vocês não me amam com me amavam no começo!
Muitos são os cristãos que quando se convertem demostra um amor novo, sadio, puro e humilde, mas com o passar do tempo se deixa levar pelo orgulho, pela altivez, e passa a si sentir maior ou melhor, a verdade é que deixou de vigiar e perdeu o primeiro amor.
Os crentes de Éfeso foram homens e mulheres totalmente idolatras, cultuavam a deusa da fertilidade Ártemis, conhecida como “A GRANDE DIANA DOS ÉFESIOS, mas quando ouviram a palavra foram libertos da possessão idolatra, e se tornaram pessoas livres, mas com o passar do tempo os cristãos de Éfeso começaram a si afastar da sã doutrina principalmente com a morte dos Apóstolos de Cristo, o único que restava era João e ainda estava preso na ilha de Patmos, portanto Jesus vai usar seu último apóstolo para levar uma mensagem local e que no futuro se tornará profética.
No verso 5, a mensagem diz: lembra-te de onde caíste e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não se arrependeres.
Deus é longânimo mas é Santo, Sua Santidade determina um tempo, é necessário que o crente se arrependa antes que Deus remova o candeeiro (reino; o corpo de Cristo.)
Os crentes de Éfeso foram homens e mulheres totalmente idolatras, cultuavam a deusa da fertilidade Ártemis, conhecida como “A GRANDE DIANA DOS ÉFESIOS, mas quando ouviram a palavra foram libertos da possessão idolatra, e se tornaram pessoas livres, mas com o passar do tempo os cristãos de Éfeso começaram a si afastar da sã doutrina principalmente com a morte dos Apóstolos de Cristo, o único que restava era João e ainda estava preso na ilha de Patmos, portanto Jesus vai usar seu último apóstolo para levar uma mensagem local e que no futuro se tornará profética.
No verso 5, a mensagem diz: lembra-te de onde caíste e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não se arrependeres.
Deus é longânimo mas é Santo, Sua Santidade determina um tempo, é necessário que o crente se arrependa antes que Deus remova o candeeiro (reino; o corpo de Cristo.)
E no verso 6, a mensagem diz: tens, porém, isto, que aborreces as obras dos nicolaítas, as quais eu também aborreço.
Os nicolaítas eram adeptos do ensino de Balaão, que incentivava a poligamia (casamento com várias mulheres), e ensinava que a imoralidade sexual não afetava a salvação em Cristo.
Ao contrário do nicolaísmo a palavra de Deus ensina que o homem tem que ser marido de uma só mulher. Tm. 3:2, “É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher (monogamia.)
Jesus diz que os obedientes a voz do Espírito Santo, ou seja, os vitoriosos terão direito a árvore da vida que está no paraíso de Deus.
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O significado de: “ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida”. (Ap. 2:7) Está árvore simboliza a vida eterna a todos os vencedores em Cristo Jesus, que permaneceram fiéis a Deus.
Doutrina do nicolaísmo: existe muita controvérsia acerca dessa doutrina herética.
Original do grego: NIKO = DOMINAR / LAOS = POVO, (significa dominar o povo.) Colocaremos algumas alternativas:
Alternativa (A) o bispo Irineu de Lyon, afirma ser o fundador do nicolaísmo o diácono Nicolau um dos sete escolhidos para servir a mesa na época dos Apóstolos de Cristo. At. 6:5; mais tarde essa ideia foi contestada pelo bispo Eusébio de Cesareia.
Alternativa (B) Na idade média, todos os párocos que não exercesse o celibato eram vistos como nicolaítas, acusados de prostituição.
Alternativa (C) Cesaropapismo sistema de relação entre a igreja e o estado que dava poderes ao chefe de estado para controlar ou dominar a doutrina e a sociedade cristã.
Alternativa (D) Balaão foi tentado pelo prêmio do rei Balaque para amaldiçoar os israelitas, mas Deus não permitiu, então Balaão ensinou como separar os israelitas do seu Deus, seduzindo-os à imoralidade e ao culto sensual dos falsos deuses dos moabitas Nm.22:5-8; 25:1-7. Sendo assim Balaão ensinou o rei Balaque como dominar o povo de Israel.
Essa teoria diabólica existe desde os tempos de Noé (Gn. 6:1-2), até os nossos dias, satanás usa mulheres formosas para destruir a vida espiritual dos homens de Deus. A igreja de Cristo não pode ser amaldiçoada, porque ela é abençoada por Deus, é através da prostituição e da idolatria que satanás consegue destruir o povo de Deus.
(Obs. A ligação dos ensinos do profeta Balaão com o nicolaísmo é devido ao texto, Apocalipse 2:14,15.) Por falta de fontes biográficas não podemos comprovar nenhuma das alternativas, a mais provável é a alternativa (D), extraída dos textos Bíblico.
Parte profética
(Igreja profética de Éfeso)
Éfeso era a cidade mais importante da província romana, situada na Ásia Menos, era a quarta maior cidade do Império de Roma, com um grande centro de comercio marítimo e rodoviário, Éfeso se tornou rota comercial e centro administrativo da província da Ásia, além de belos santuários, a cidade de Éfeso possuía uma das sete maravilhas do mundo antigo o famoso templo de Ártemis, conhecida como Diana dos efésios.
Templo de Ártemis
(ÉFESO, significa: AMADA)
O período profético de Éfeso vai do ano de 33 d.C. até 100 d.C.
Fundada pelo próprio Senhor Jesus na morte e ressurreição, aonde subiu ao alto e levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens Ef.4:8.
O período profético de Éfeso vai do ano de 33 d.C. até 100 d.C.
Fundada pelo próprio Senhor Jesus na morte e ressurreição, aonde subiu ao alto e levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens Ef.4:8.
Igreja amada aos olhos de Deus, ministrada pelos Apóstolos de Cristo, igreja que tinha Jesus no centro do culto, fervorosa fiel e missionária, mas que depois começou a esfriar.
Autor: Pastor Marcos Bahia
(Os Cavaleiros do Apocalipse e o Futuro da Humanidade)
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