Reconstrução do Templo de Jerusalém

 

Existe um projeto sobre a construção de um terceiro templo, o Beit haMikdash.

O famoso templo  de Jerusalém construído nos tempos bíblicos, tem três fases na sua historia.

Primeira fase: Templo de Salomão.

Segunda fase: Templo pós-exílico.

Terceira fase: Templo de Herodes.

O Templo de Salomão, o primeiro templo, foi construído em 970 a.C., e destruído em 586 a.C., pelos babilônios na terceira deportação na época do rei Nabucodonosor. A re-construção do Templo de Salomão, ou seja, o segundo templo, (re-construção), se deu após o regresso dos judeus do cativeiro de 70 anos na Babilônia, quando o rei Ciro, o (Persa), autorizou a saída de alguns judeus no ano de 537 a.C., sob a liderança de Zorobabel e Josué que começaram pelo altar, para que pudessem realizar os sacrifícios, segundo a Lei de Moisés. Depois da etapa da construção do altar, foi construído os alicerces do Templo com muita perseverança por causa da oposição, e no século I, mais ou menos no ano 20, ainda a.C., Herodes o Grande ordenou uma mega reforma no segundo templo, que foi visto por muitos judeus como uma profanação, porque tinha o propósito de agradar a César, Imperador de Roma e não ao Deus de Israel. E no ano de 70 d.C., o segundo templo foi destruído e Jerusalém foi incendiada por Tito, general romano, e não mais foi re-erguido ao longo dos últimos dois milênios.

Infelizmente, o Deus Vivo, usou como instrumento de castigo, os babilônios e os romanos que massacraram o povo de Israel, por causa da desobediência, rebeldia e rejeição ao verdadeiro Messias, Jesus Cristo, Yeshua haMashia.

Em resumo:

 Primeira destruição: Templo construído pelo Rei Salomão e a cidade de Jerusalém, que ficou em ruínas por mais de 100 anos até a reconstrução da cidade.

Este foi o primeiro castigo que o povo judeu sofreu.

Segunda destruição: A derrota da grande revolta judaica contra o domínio romano no ano de 70 d.C., Jerusalém foi tomada pelo comandante romano Tito e as muralhas do segundo templo de Jerusalém que o rei Herodes reformou, a mega reforma, citada pelos discípulos de Jesus em (Mt 24:1),  foram destruídas e o resto da cidade voltou a ficar em ruínas. A destruição de Jerusalém que ficou conhecida como “cerco de Jerusalém", ocorreu durante o governo do imperador romano Vespasiano.

Este foi o segundo castigo que o povo judeus sofreu e até hoje, nunca mais o Templo de Salomão foi re-construído.

O famoso arco de Tito para comemorar as vitorias militares, especialmente a destruição de Jerusalém, e um dos relevos internos mostra os objetos de culto saqueados do Templo de Jerusalém. O candelabro  (menorah) sendo carregada pelos romanos bem exposta no interior do arco e a (Arôn há brit) a sagrada Arca da aliança que não foi saqueada pelos romanos porque não estava mais no templo nessa época.

O Instituto do Templo conhecido em hebraico como Machon HaMikdash (מכון המקדש), é uma organização em Israel que tem a missão de reconstruir o terceiro templo judeu no Monte de Deus, local hoje ocupado pela Cúpula da Rocha em Jerusalém.

Esse local é muito sagrado, foi exatamente onde Abraão ia sacrificar seu filho Isaque e depois foi comprado pelo Rei Davi para construir o Templo Sagrado, mas Deus não permitiu que Davi construísse o templo porque suas mãos eram manchadas de sangue e ordenou que o templo fosse construído por Salomão.

Segundo o Instituto do Templo, já está tudo preparado segundo o modelo bíblico no Velho Testamento, já foi produzido os objetos sagrados como as vestes do sumo-sacerdote que simbolizam as 12 tribos de Israel, as trombetas de pratas as harpas de madeira as bandejas para a coleta do sangue do sacrifício dos animais um incensário e a mesa onde fica os pães do ritual um candelabro com 90 quilos de ouro que está sendo exibido ao público perto do muro das lamentações que custou mais de 3 milhões em reais.

O Instituto do Templo declara que sabe até mesmo a localização da  da arca da Aliança que está desaparecida desde a tomada de Jerusalém pela Babilônia. Toda a preparação também conta com especialistas na tradição judaica (Moral, Civil e Cerimonial), até mesmo o treinamento dos levitas e dos sacerdotes que deverão executar os sacrifícios de acordo com a revelação recebida por Moisés.

O Instituto do Templo explica que os animais serão gerados especialmente para o sacrifício no Templo Sagrado. Embriões da raça vermelha pura, segundo o mandamento em Núm. 19, já foram congelados e já devem ser fecundadas as primeiras crias. Segundo o livro de números suas cinzas são usadas para o ritual da purificação. 

“O que está faltando para a reconstrução do Templo Sagrado em Jerusalém, o (Beit haMikdash)? Praticamente só falta uma coisa, o local que está ocupado pela Cúpula da Rocha(foto abaixo) que é um santuário mulçumano, e segundo a tradição judaica, o Templo Sagrado não pode ser construído de qualquer forma, e existe muitos conflitos entre os judeus e os mulçumanos e a paz ainda não foi estabelecida e essa é a maior barreira para a reconstrução do terceiro templo em solo sagrado”. (Grifo meu)

Mais a Bíblia tem a revelação de como será reconstruído o terceiro templo.

“O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus”. (II Tessalonicenses 2:4)

“Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, entenda”. (Mateus 24:15)

A Bíblia está revelando aqui que o anticristo, o abominável, ele vai reinar no lugar santo no templo de Deus como se fosse Deus, é exatamente nesse terceiro templo que já está tudo preparado para a reconstrução e que só falta o local que está ocupado que é exatamente o anticristo que vai estabelecer a paz entre judeus e mulçumanos, o anticristo é um fantoche de Satanás, ou seja, Satanás vai reinar no lugar santo através do anticristo.

Na verdade só falta o anticristo aparecer para que o terceiro templo possa ser reconstruído, é ele que abre o caminho.

Mas o anticristo só pode iniciar o seu ministério da iniquidade quando a Igreja for retirada da terra, ou seja, arrebatada, porque a Igreja não passa pela grande tribulação e isso significa que o arrebatamento da Igreja está cada vez mais próximo, não sabemos o dia nem a hora, mas sabemos que temos que viver como se fosse hoje, em santidade  e preparados para nos encontrar com o nosso Senhor e viver com Ele para sempre!

 

Autor: Pr. Marcos Bahia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curso de Teologia 100% a distância!