O Reino Messiânico

 

LIVRO DO APOCALIPSE

Capítulo – 20

 

“Satanás e amarrado por mil anos”.

Os fiéis reinam com Cristo!


1 - E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.

2 - Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.

3 - E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.

4 - E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.

5 - Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.

6 - Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.

____________________________

Jesus volta no capítulo-19 prende as duas bestas; no capítulo-20 Ele prende o dragão e o amarra por mil anos. (MILLE-ANNUS, Millennium)

 

Versos 1,2 “E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos”.

A primeira coisa que temos que saber, é sobre o intervalo entre a grande tribulação e o Milênio. Quando Cristo derrota os exércitos do anticristo, em seguida Ele prenderá no abismo satanás e todos os demônios, então os caminhos da paz de Cristo estarão abertos e totalmente despoluídos de toda ação luciférica-demoníaca que contamina a terra.

 

Um intervalo de 75 dias, profetizado em Daniel:

“Bem-aventurado é o que espera e chega aos mil trezentos e trinta e cinco dias. (Dan. 12:12)

 

O período da grande tribulação será de 1260 dias (2ª fase), Daniel disse que bem-aventurado é o que chega aos 1335 dias. 1335 – 1260 = 75 dias.

(Obs.: Essa matemática é somente uma noção básica para não negligenciarmos esse ensino, sendo necessário uma investigação mais detalhada) Durante os setenta e cinco dias, será executado três projetos; a prisão de todos os demônios, o julgamento das nações e a restauração da terra para a implantação do Reino Messiânico. (Reino de Cristo)

 

Versos 3,4  “Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem.

Depois disto é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo. Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos”.

Durante esse período de mil anos, a terra vai viver tudo que Deus preparou para o homem, mas que o homem abriu mão no início quando estava no Éden.

 

 

O Reino de Cristo na terra


O milênio é um período de mil anos de paz na terra, conforme está escrito de forma literal na Bíblia. Este reino é um reino prometido ao povo de Israel, mas as nações estarão presentes:

“E as nações verão a tua justiça, e todos os reis a tua glória; e chamar-te-ão por um nome novo, que a boca do Senhor designará”. (Is. 62:2)

 

Será um reino sem guerras, sem conflitos, um reino prospero e sem maldição, toda a essência do pecado cairá por terra, até mesmo os animais deixarão de ser carnívoros e passarão a ser herbívoros:

“O lobo e o cordeiro juntos se apascentarão, o leão comerá palha como o boi”. (Is. 65:25a)

 

Os homens viverão longos anos de vida como as árvores, não haverá pragas nem pestes por que o Senhor Jesus reinará sobre a face da terra durante os mil anos junto com os santos glorificados e incorruptos:

“E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o Senhor, e um será o seu nome”. (Zc. 14:9)

 

“E reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos”. (Ap.20:4c)

 

Jerusalém será capital mundial e Israel será cabeça das nações:

“E esta cidade me servirá de nome de gozo, de louvor e de glória, diante de todas as nações da terra que ouvirem de todo o bem que eu lhe faço”. (Jr.33:9a)

 

Os discípulos serão juízes sobre todas as tribos de Israel:

“Ao que lhe disse Jesus: Em verdade vos digo a vós que me seguistes, que na regeneração, quando o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, sentar-vos-eis também vós sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel”. (Mt.19:28)

 

A justiça do Senhor será total durante o Seu Reino:

“A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins”. (Is.11:5)

 

E toda a terra naqueles dias estará cheia da sabedoria do Senhor:

“Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte; porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar”. (Is.11:9)

 

(Obs.: Existem diversas profecias no velho testamento relacionadas com o reino do Messias sobre a face da terra.)

 

Versos 5,6 “Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos”.

 

A primeira ressurreição, é uma expressão figurativa de todas as ressurreições referente aos salvos de todas as épocas, uns serão ressuscitados no arrebatamento (secreto) da igreja, os outros serão ressuscitados depois da tribulação e grande tribulação quando Cristo voltar a terra para salvar Israel e implantar o Reino Messiânico. Todos os que confiarem em Jesus Cristo serão bem-aventurados porque nem julgamento nem morte terá mais poder sobre eles, porque já estarão salvos para sempre e eternamente com Deus!

Mas os ímpios só ressuscitarão depois do reino de Cristo na terra (o milênio), todos esses ímpios serão julgados no Grande Trono Branco no final de todos os acontecimentos aqui na terra.

_________________________________

Obs.: Segundo o A-MILENISMO (significa não-milênio), não acredita no futuro Reino de Cristo na terra. Segundo essa escola de interpretação o milênio (Ap. 20), ocorreu na época do Imperador Constantino, o cristianismo se tornou religião oficial do Império Romano e a Igreja não mais foi perseguida e passou a viver um longo período de bonança. Já o A-MILENISMO (clássico) acredita-se que o milênio ocorrerá no futuro, com os novos céus e nova terra na eternidade. Mas segundo a Bíblia o milênio não é uma profecia para a igreja e sim para a nação de Israel.

 

Continuação do capítulo – 20

“Satanás é solto, e vencido para sempre”!

7 - E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,

8 - E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.

9 - E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou.

10 - E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. (Ap. 20:7-10)

 

Versos 7,8a “Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra”

Depois que completar os mil anos, Satanás será solto de sua prisão junto com os demônios para novamente enganar as nações. O cárter de Satanás continuará o mesmo, Deus mostrará que Satanás será sempre Satanás. A população do milênio será formada com os cristãos que sobreviveram há grande tribulação, cristãos “recém convertidos” que não foram mortos pelo anticristo e as pessoas que não perseguiram Israel, essas pessoas entrarão no milênio com corpos naturais, também vão estar no milênio os santos de todas as épocas que foram ressuscitados inclusive a igreja, todos estes estarão com corpos glorificados e reinarão com Cristo!

 

Satanás se levantará novamente com seu espírito de engano e ajuntará uma multidão incontável (como área do mar), todos os moradores do “Milênio” que não fizeram aliança com Cristo não suportarão a tentação de Satanás, e vão se rebelar contra o Reino de Cristo. É impossível lutar contra o mal sem a presença Espírito Santo de Deus, até mesmo hoje todos precisam de uma aliança verdadeira com o Senhor Jesus. No Reino de Cristo na terra (milênio), todas as pessoas estarão em paz porque os demônios estarão acorrentados, mas terminados os mil anos, Deus provará aqueles que nasceram no milênio e ainda não foram provados, e esses que não nasceram da água e do Espírito, serão provados e reprovados porque não suportarão a tentação satânica e demoníaca. Satanás os ajuntará em batalha para destruir o remanescente de Deus. O exército de Satanás será muito grande porque no período do milênio as pessoas viverão centenas de anos, e poucas pessoas morrerão durante os mil anos, muita gente vai nascer e a população da terra que quase foi dizimada na grande tribulação, no milênio se multiplicará, eles viverão como as árvores assim como foi no tempo de Adão e Eva. Satanás enganará novamente os homens, porque essa é a especialização dele, quando parecer que o povo e os projetos de Deus serão destruídos por Satanás, o sobrenatural acontecerá através do poder do Altíssimo, fogo descerá do céu e destruirá toda aquela rebelião apostata e satânica.

“Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas”. (II Pe.3:10)

 

Esse momento será final e não poderá ser histórico porque tudo terminará, depois de cumprido os propósitos de Deus, porque os planos do Senhor não podem ser impedidos e todas as coisas tem que se sujeitar a Deus, até mesmo a morte terá que ser totalmente vencida, para que surjam os novos céus e a nova terra pela Sua vontade.

 

Verso 10, “E o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos”.

Aqui no capítulo 20 verso 10, a Bíblia registra o final de toda ação diabólica que teve início na glória quando o ex-anjo de luz (lúcifer), tentou os anjos a si rebelarem contra o Deus Criador, e ao ser lançado na terra tentou também o homem (Adão e Eva), que foi o portal de entrada do pecado e da morte na vida de toda a humanidade. Satanás sempre foi e sempre será a raiz de todos os males, mas nesse momento que ocorrerá no futuro que há Deus pertence e que está registrado e profetizado nas Escrituras Sagradas, Satanás e todos os demônios serão lançados no lago de fogo aonde já estarão o anticristo e o falso profeta que serão os primeiros moradores do lago de fogo, e todos eles serão atormentados de dia e de noite pelos séculos dos séculos.

 ________________________

Verso 8 - GOGUE e MAGOGUE, Magogue foi neto de Noé, registrado em Gênesis 10:2 (Os filhos de Jafé: Gomer, Magogue, Madai, da Javã, Tubal, Meseque e Tiras.) Região: Europa e Norte da Ásia. Esse estudo sobre Gogue e Magogue tem sido muito complexo devido as dificuldades de pesquisas, tudo indica que esse povo é um povo de origem barbará e que comandará os ataques contra Israel no Armagedom. Fonte básica principal na Bíblia (Gênesis cap. 10 e Ezequiel caps. 38,39  

 

Autor: Pr. Marcos Bahia

Os Cavaleiros do Apocalipse e o Futuro da Humanidade