As duas bestas do Apocalipse

 

LIVRO DO APOCALIPSE 

Capítulo – 13


(Autor: Pr. Marcos Bahia)

O capítulo 13 é de suma importância para entendermos as profecias contidas no livro do Apocalipse. Assim como nos outros capítulos e também para o conhecimento de modo geral, e também histórico, começaremos com a interpretação historicista, e em seguida apresentaremos a interpretação literal-futurista


A escola historicista inicia sua interpretação semelhante a escola literal, “e vi uma besta subir do MAR”, as duas escolas entendem que MAR na Bíblia simboliza, povos e multidões, mas ao interpretar a besta, os historicistas acreditam ser um poder “eclesiástico” (Roma papal), que sucederia a Roma-pagã, ou seja, o poder dos Imperadores passou a ser dos papas católicos que fez uso desse poder por mais de mil anos, diferentemente da interpretação literal. “Então vi subir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeças, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças nomes de blasfêmia. E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão (Satanás) deu-lhe o seu poder e o seu trono e grande autoridade. Também vi uma de suas cabeças como se fora ferida de morte, mas a sua ferida mortal foi curada. Toda a terra se maravilhou, seguindo a besta”. (Ap. 13:1-3) 


(A cabeça ferida de morte) 

Na escola historicista, a cabeça ferida de morte foi o papado, quando em 1798, o general Alexander Berthier sob as ordens de Napoleão Bonaparte prendeu o papa pio VI durante a Revolução Francesa. 


(A ferida foi curada) 

Em 1929, Benito Mussolini assinou o tratado de Latrão, que devolvia as terras europeias ao Vaticano, dando poder novamente a igreja de Roma. "Sendo assim a ferida de morte foi totalmente curada".

 

(Toda a terra se maravilhou)

O papado não se conformou somente com o território europeu, cujo desejo é toda a terra habitada, o que não demorou para acontecer, o domínio católico romano sobre os povos da terra. Segundo essa interpretação, a besta é adorada através do domínio papal, ou seja, Satanás recebe indiretamente adoração através da idolatria católica romana". 

Verso 6, “E abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome e do seu tabernáculo e dos que habitam no céu”. 

A blasfêmia aqui, é se tornar igual a Deus! No direito canônico papal há uma ordem estabelecida: “O papa romano não ocupa o lugar de um mero homem, senão o do verdadeiro Deus neste mundo”. Ou seja, o santíssimo papa tem poder e autoridade tanto para revelar ou até mesmo modificar as leis Divinas. 

Verso 7, “Também lhe foi permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se lhe autoridade sobre toda tribo, e povo, e língua e nação”. Segundo a interpretação historicista, as perseguições católicas aos supostos hereges, que foram condenados a morte por causa dos dogmas da igreja, esses perseguidos (os protestantes), são os santos da profecia, que foram acusados de heresia no período histórico profético. 

Verso 10a “Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá”.

O papado fez suas vítimas por mais de mil anos, mas no século XVII no período da revolução francesa o papa Pio VI, representando profeticamente o papado, foi levado em cativeiro pagando com a mesma moeda, “se alguém leva em cativeiro em cativeiro irá”.

______________________

Na profecia histórica as sete cabeças representam colinas romanas (Capitólio, Quirinal, Viminal, Esquilino, Célio, Aventino e Palatino.) Os chifres representam o poder infiel europeu (adoradores da besta-papado).

 

(Interpretação literal-futurista)

Verso 1, “Então vi subir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeças, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças nomes de blasfêmia”. A besta que emerge do mar, é o anticristo, mas a questão aqui é sabermos de onde vem o anticristo?

A pista dessa interpretação está no simbolismo bíblico, na Bíblia a palavra “mar” representa povos não judeus (povos gentios, nações etc. (Isaías17:12,13), então o anticristo vem de fora de Israel.

Outra pista está no livro de Daniel capítulo 9 verso 26b: (E o povo do príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário); o príncipe é o anticristo, a cidade é Jerusalém que no ano de 70 d.C., foi destruída junto com o templo, e quem destruiu a cidade e o templo? O povo do príncipe; os romanos! Então o anticristo é de origem romana, porque ele vem de Roma.

O que são os dez chifres e as sete cabeças da besta? Os chifres são dez reinos que estarão sob o controle do anticristo: “Os dez chifres que viste são dez reis, os quais ainda não receberam o reino, mas receberão autoridade, como reis, por uma hora, juntamente com a besta. Estes têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta”. (Ap.17:12,13)

As sete cabeças são Impérios mundiais sob o controle de Satanás. Para entendermos essa profecia temos que interpretá-la através do sonho do rei Nabucodonosor; livro de Daniel capítulo-2.

Daniel capítulo 2: “Tu, ó rei, na visão olhaste e eis uma grande estátua. Esta estátua, imensa e de excelente esplendor, estava em pé diante de ti; e a sua aparência era terrível. A cabeça dessa estátua era de ouro fino; o peito e os braços de prata; o ventre e as coxas de bronze; as pernas de ferro; e os pés em parte de ferro e em parte de barro. (Vs. 31-33).

“Este é o sonho; agora diremos ao rei a sua interpretação. Tu, ó rei, és rei de reis, a quem o Deus do céu tem dado o reino, o poder, a força e a glória; e em cuja mão ele entregou os filhos dos homens, onde quer que habitem, os animais do campo e as aves do céu, e te fez reinar sobre todos eles; tu és a cabeça de ouro. Depois de ti se levantará outro reino, inferior ao teu; e um terceiro reino, de bronze, o qual terá domínio sobre toda a terra. E haverá um quarto reino forte como o ferro, porquanto o ferro esmiúça e quebra tudo; como o ferro quebra todas as coisas, assim ele quebrantará e esmiuçará. Quanto ao que viste dos pés e dos dedos, em parte de barro de oleiro, e em parte de ferro, isso será um reino dividido; contudo haverá nele alguma coisa da firmeza do ferro, pois que viste o ferro misturado com barro de lodo. (Vs. 36-41)

O rei Nabucodonosor teve um sonho perturbador e pediu a revelação e interpretação aos magos, encantadores e adivinhadores do seu palácio, mas foi Daniel quem deu ao rei a visão completa do mistério. Disse Daniel: Tu sonhastes com uma grande estátua cuja a cabeça era de ouro, o peito e o braço de prata, o ventre e as coxas de bronze, duas pernas de ferro e os pés de ferro e barro. Nabucodonosor teve um sonho profético, essa estátua representa “parte” das sete cabeças do Apocalipse, elas são impérios mundiais da antiguidade e do futuro:

Primeiro Império: Egito (não faz parte da estátua)

Segundo Império: Assíria (não faz parte da estátua)

Terceiro Império: Babilônia (a cabeça de ouro da estátua)

Quarto Império: Medo-Persa (o peito e os braços de prata da estátua)

Quinto Império: Grécia (o ventre e as coxas de bronze da estátua)

Sexto Império: Roma antiga (1ª perna de ferro – fase 1, da estátua)

Sétimo Império: Roma no futuro (2ª perna de ferro – fase 2, da estátua).

_________________________

(Obs.: O quarto animal terrível, representa o oitavo rei, que sairá da Roma fase-2)

Verso 2 “E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder e o seu trono e grande autoridade”.

 

Primeiro faremos um paralelo com Daniel 7:1-7: “No primeiro ano de Belsazar, rei de Babilônia, teve Daniel, na sua cama, um sonho e visões da sua cabeça. Então escreveu o sonho, e relatou a suma das coisas. Falou Daniel, e disse: Eu estava olhando, numa visão noturna, e eis que os quatro ventos do céu agitavam o Mar Grande. E quatro grandes animais, diferentes uns dos outros, subiam do mar. O primeiro era como leão, e tinha asas de águia; enquanto eu olhava, foram-lhe arrancadas as asas, e foi levantado da terra, e posto em dois pés como um homem; e foi-lhe dado um coração de homem. Continuei olhando, e eis aqui o segundo animal, semelhante a um urso, o qual se levantou de um lado, tendo na boca três costelas entre os seus dentes; e foi-lhe dito assim: Levanta-te, devora muita carne. Depois disto, continuei olhando, e eis aqui outro, semelhante a um leopardo, e tinha nas costas quatro asas de ave; tinha também este animal quatro cabeças; e foi-lhe dado domínio. Depois disto, eu continuava olhando, em visões noturnas, e eis aqui o quarto animal, terrível e espantoso, e muito forte, o qual tinha grandes dentes de ferro; ele devorava e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobejava; era diferente de todos os animais que apareceram antes dele, e tinha dez chifres”. A besta que emergi do mar e a besta do verso 2, é a mesma besta.

Os textos de Apocalipse e Daniel, dá uma descrição completa do domínio de Satanás com relação aos impérios mundiais (leão, urso, leopardo, etc.), e como ele vai atuar no futuro com relação ao quarto reino, ele dará grande poder ao anticristo, que governará o mundo através de Roma.

_________________________

Os impérios e os animais: Egito (?), Assíria (?), Babilônia (leão/ouro), Medo-Persa (urso/prata), Grécia (leopardo/bronze), Roma, (o animal terrível e espantoso/ferro e barro, sétimo império, a Roma futura, fase 2.) (Daniel-7): O leão é o rei Nabucodonosor que teve seu poder retirado, até que se arrependesse e reconhecesse a soberania do Deus de Daniel (Dn.4). O urso; império Medo-persa, que conquistou o reino de Nabucodonosor a Lídia e o Egito (as três costelas). O leopardo; Imperador Alexandre o Grande e os quatros generais (as quatro cabeças). O quarto animal terrível; Roma, sob a liderança do anticristo.

 

Versos 3-4, “Também vi uma de suas cabeças como se fora ferida de morte, mas a sua ferida mortal foi curada. Toda a terra se maravilhou, seguindo a besta, e adoraram o dragão, porque deu à besta a sua autoridade; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? quem poderá batalhar contra ela”?

Diferente de muitos interpretes que dizem, que o anticristo passará pela morte e ressurreição, o anticristo como homem da perdição, não sofrerá nenhum atentado ou acidente, interpretando o texto com cuidado, podemos compreender que o texto se refere a um dos sete Impérios (as sete cabeças), que provavelmente será o sétimo Império (Roma independente fase-2), que surgirá totalmente restaurada através do poder do dragão (Satanás), que dará autoridade a besta (anticristo), e o povo da terra (os ímpios), ficarão maravilhados ao presenciar a vitória temporária do anticristo e o surgimento do sétimo império, e apostarão toda sua fé no poder da trindade satânica (o dragão, a besta 1 e a besta 2).

Toda a adoração dos ímpios concedido a besta, será feita com total consciência e louvor.

 

“Quem poderá batalhar contra ela?”

“Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias; e deu-se-lhe autoridade para atuar por quarenta e dois meses. E abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome e do seu tabernáculo e dos que habitam no céu. Também lhe foi permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe autoridade sobre toda tribo, e povo, e língua e nação. E adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo”. (Versos 5-8) (Quarenta e dois meses), é o período da grande tribulação.

Satanás sempre governou o mundo, II Cor.4:4, e no período da G.T., ele estará encarnado no anticristo o seu agente principal, e através desse fantoche, Satanás será deus sobre toda a terra como sempre planejou. Nesse período Satanás dará grande poder a besta que proferirá arrogâncias e blasfêmia contra o Altíssimo (insultará com ofensas a Divindade do Deus Criador diante de toda a criação), nesse período a trindade satânica terá apoio da população mundial, que destruirá os santos do Altíssimo: (V. 7, e deu-se-lhe autoridade sobre toda tribo, e povo, e língua e nação), a besta controlará o mundo, e será muito difícil para os novos convertidos à Cristo no período da G.T., todos vão adorar a besta conscientemente porque sabe que o seu poder vem de Satanás: (V. 8, E adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.) Verso 8, “Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a perseverança e a fé dos santos”. A perseverança e a fé dos santos é continuar crendo até a morte se for necessário, a melhor benção que existe é a vida eterna com Cristo Jesus Nosso Senhor, a grande tribulação será um período muito difícil, os convertidos nesse período terá que fazer uso da fé, sua arma principal, colocar nas mãos de Deus que fará justiça contra o mal, como diz as Escrituras: “se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá”, todo o mal será levado ao cativeiro no tempo certo. (A recompensa do mal será o lago de fogo, mas a recompensa dos justos será a vida eterna...)

___________________________

Obs.: Há dois significados escatológicos para a palavra besta, um que se refere a besta como o anticristo (Ap. 13:1), e o outro que se refere aos impérios dominados pelo dragão (Ap. 13:1,2; Dan. 7:2-8.)

 

A besta que subiu da terra

(Ap. 13:11-18)

Verso 1, “E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como dragão”. (A segunda besta que sai da terra, é o falso profeta.) Diferente da primeira besta que sai do mar, a segunda besta sairá da terra.

Primeira besta: Anticristo (sairá do mar) Ap. 13:1

Segunda besta: Falso profeta (sairá da terra) Ap. 13:11

Simbologia Bíblica:

Terra representa = região de Israel (Palestina) [Referências Bíblicas: Gen.12:1; Sl.44:3a]

Mar representa = região fora de Israel (demais nações) [Referências Bíblicas: Is.17:12,13; Ap.17:15]

“Resumo, o anticristo sairá de Roma, e o falso profeta provavelmente sairá de Israel”.

Verso 12, “Também exercia toda a autoridade da primeira besta na sua presença; e fazia que a terra e os que nela habitavam adorassem a primeira besta, cuja ferida mortal fora curada”. A besta-falso-profeta terá dois chifres parecidos como de um cordeiro!

O ministério da segunda besta é, promover adoração para a segunda besta (anticristo), seus dois chifres simboliza a marca falsa do seu caráter religioso, o falso profeta será uma espécie de sacerdote (homem religioso), com fama de cordeiro (bom), mas a verdade, é que esse homem de bom coração, será o falso profeta, um homem que sairá da terra prometida, conhecedor dos mistérios divinos, pronto para enganar as nações e seus povos, o falso profeta receberá autoridade do próprio Satanás e realizará grandes sinais a ponto de fazer descer fogo do céu sobre a terra a vista dos homens.

 

“E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens”. (Verso 13)

 

O falso profeta tem como missão principal fazer com que a humanidade se torne escrava da primeira besta (anticristo) e ao mesmo tempo servos do dragão (Satanás), o império que as bestas farão como governo, será a Roma independente, nessa época o império romano restaurado (a cabeça curada), será a maior potência mundial, mais logo será desfeito.

 

“E quando vier, deve permanecer pouco tempo”. (Ap. 17:10B)

 

O falso profeta induzirá os povos da terra (os ímpios), à fazerem uma estátua do futuro imperador mundial romano o “anticristo”, igualmente como aconteceu na Babilônia no reinado de Nabucodonozor. “O rei Nabucodonozor fez uma estátua de ouro, a altura da qual era de sessenta côvados, e a sua largura de seis côvados; levantou-a no campo de Dura, na província de Babilônia. Então o rei Nabucodonozor mandou ajuntar os sátrapas, os prefeitos, os governadores, os conselheiros, os tesoureiros, os juízes, os magistrados, e todos os oficiais das províncias, para que viessem à dedicação da estátua que ele fizera levantar. Então se ajuntaram os sátrapas, os prefeitos, os governadores, os conselheiros, os tesoureiros, os juízes, os magistrados, e todos os oficiais das províncias, para a dedicação da estátua que o rei Nabucodonozor fizera levantar; e estavam todos em pé diante da imagem. E o pregoeiro clamou em alta voz: Ordena-se a vós, ó povos, nações e gentes de todas as línguas: Logo que ouvirdes o som da trombeta, da flauta, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles, e de toda a sorte de música, prostrar-vos-eis, e adorareis a imagem de ouro que o rei Nabucodonozor tem levantado. E qualquer que não se prostrar e não a adorar, será na mesma hora lançado dentro duma fornalha de fogo ardente”. (Dan. 3:1-6)

Todos que não adorassem a estátua levantada pelo rei Nabucodonozor eram jogados na fornalha de fogo, igualmente acontecerá no futuro quem não adorar a imagem construída pelo falso profeta o pelo povo, para adorar o “anticristo e a Roma restaurada” serão sentenciados a morte pela “Força Internacional” do governo do anticristo. (Esquadrão da morte)

___________________________

Há muita discussão acerca da imagem (estátua) da besta, se ela vai receber o fôlego de vida ou não. A verdade é que o mundo inteiro prestará honras a besta. E quem não rejeitar Jesus Cristo como único Salvador, será perseguido até a morte. A perseguição feita pela imagem da besta significa o Império Romano restaurado perseguindo os infiéis a trindade satânica. (Anti-cristo, falso profeta e o dragão).

 

Verso 16, “E fez que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, lhes fosse posto um sinal na mão direita, ou na fronte”. Todos que colocarem qual quer marca vinculada ao reino do dragão, imediatamente perderá a salvação, colocar esse sinal, é pior do que servir um ídolo ou ser batizado em uma religião por mais satânica que ele seja, aquele que colocar a marca da besta, se tornará escravo definitivamente e abrirá mão da possibilidade da salvação eterna. Esse sinal será a maior chantagem praticada contra a humanidade no período da grande tribulação, ninguém poderá exercer nenhum tipo de negociação, porque será uma pessoa clandestina e inexistente. As pessoas não terão acesso a nada e nem mesmo poderão se mover, será um fugitivo da justiça, porque não terá identificação em nenhum sistema de governo, e por rejeitar o sinal, estará cometendo um crime constitucional de ordem Nacional e Internacional. Somente quem tiver o sinal da besta (os escravos), poderão viver livremente, mas perderão definitivamente a salvação. Verso 18, “Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis”. Existe muita especulação entre os estudiosos da Bíblia acerca deste mistério, temos que trabalhar com o que as Escrituras Sagradas nos fornece. O que sabemos é que o número da besta é número de “um homem”; número seis (6). Há muitos cálculos misteriosos, esse é o problema, estudar numerologia é bom! Pesquisar, investigar etc., mas nesse caso a Bíblia já revela o mistério! Ou seja, o mistério é um número que representa a trindade satânica atuando através da dimensão humana o “anticristo”. O número correto é (666, seiscentos e sessenta e seis). Esse número será um código de barras, que dará acesso a tudo que o governo do anticristo controlará. (Simples!)


Fonte: Os Cavaleiros do Apocalipse e o Futuro da Humanidade.