A HISTÓRIA DO CRISTIANISMO

 

O cristianismo surgiu no primeiro século na região da Palestina, embora sendo uma religião monoteísta, ou seja, que professa sua fé em apenas um Deus, o cristianismo é diferente do judaísmo e do islamismo, quando afirma na crença de um Deus triuno, formado por três pessoas unidas e distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Porque as religiões abraâmicas só acredita em um Deus, conhecido como o Deus de Abraão. O cristianismo também afirma na crença que Jesus Cristo é o Filho de Deus, que foi enviado para trazer paz e salvação ao mundo.

No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. (João 1:29)

A palavra "Cristo" vem do hebraico mashiach e do grego khristós, que significa "ungido.

O cristianismo surgiu com base nas promessas do Velho Testamento, cristianismo vem dá palavra Cristo, o ungido que foi enviado por Deus. O princípio central do cristianismo é a crença em Jesus, como o Filho de Deus, o Messias. Os cristãos acreditam que Jesus, como o Messias, foi ungido por Deus como Salvador da humanidade e sustentam que a vinda de Jesus foi o cumprimento das profecias messiânicas do Antigo Testamento.

A promessa afirma, que, por meio da fé e aceitação da morte e ressurreição de Jesus Cristo, o homem pecador pode se reconciliar com Deus e, assim, receber a salvação e a promessa da vida eterna.

Porque Deus amou o mundo de “tal maneira” que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)

Jesus nasceu a cerca de 2.000 anos em Belém da judéia em uma vila da província romana ao sul de Israel, entre o mar Mediterrâneo e o mar Morto. O cristianismo foi anunciado a partir de Jerusalém e depois em todo Oriente Médio, através dos 12 discípulos de Jesus e dos discípulos posteriores, depois o cristianismo alcançou toda a Europa e se expandiu por todo o mundo, se tornando a maior religião que existe em toda face da terra, com cerca de 2,6 bilhões de seguidores cristãos

A história do cristianismo é marcada por diversas transformações e divisões, que deram origem a várias religiões, como o catolicismo, que se dividiu em dois grupos no ano de 1.054 d.C., a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Católica Apostólica Ortodoxa. O protestantismo, que surgiu da reforma protestante, por meio do monge alemão Martinho Lutero no ano de 1.517 d.C., que não concordava com a cobrança de indulgências e era defensor da salvação unicamente pela fé. O pentecostalismo, que surgiu nos Estados Unidos no início do século XIX, através de um grande avivamento na cidade de Los Angeles, depois surgiu a segunda onda pentecostal, com cura divina e exorcismo, no ano de 1.950 e a terceira onda pentecostal, conhecida como o neopentecostalismo, que surgiu no ano de 1.970, que formam as denominações que mais crescem atualmente.

O cristianismo é de fato a maior religião que existe no mundo, e a tendência é aumentar o número de seguidores de Jesus Cristo, com as missões e trabalho evangelístico na África e na Ásia que são os continentes mais populosos que existe.

O continente asiático com cerca de 65% da população mundial e a África que é o segundo continente mais populoso da mundo.

O cristianismo é perseguido em várias regiões, que são elas: Oriente Médio, Norte da África, Leste Asiático e Sul da Ásia. Mas as missões não param, porque é uma ordem direta de Jesus Cristo para os discípulos de todas as gerações.

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. (Mateus 28:19)

O cristianismo deixou um legado muito importante na história da humanidade, influenciando diretamente no desenvolvimento da civilização; na educação, na arte, na filosofia e na fundação de instituições sociais, como abrigos, orfanatos, escolas, universidades e o trabalho evangelístico que cumpre um papel muito importante na área social, na libertação espiritual, nos valores morais, éticos e sociais.

Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me deste de beber; era forasteiro, e me acolhestes; estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e foste ver-me. (Mateus 25:35,36)

Os cristãos consideram a ressurreição de Jesus Cristo o evento mais importante da história. De acordo com o Novo Testamento, Jesus foi sepultado em uma tumba e ressuscitou dos mortos três dias depois.

A maioria dos cristãos acredita que os seres humanos vão experimentam o julgamento divino e serão recompensados com a vida eterna ou com a condenação eterna.

Jesus Cristo, é o verbo que se fez carne, quando se tornou humano, sofreu as dores e as tentações de um homem, mas não pecou, como um Deus, ele ressuscitou dos mortos, ascendeu ao céu, está sentado à direita do Pai e finalmente retornará.

Eis que vem as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o transpassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. (Apocalipse 1:7)

 

Autor: Pr. Marcos Bahia