O judaísmo, é uma religião monoteísta, que só acredita em um só Deus, o Deus de Abraão, de Isaque e Jacó. O judaísmo surgiu na região da mesopotâmia há mais de 3 mil anos atrás. O judaísmo é uma das três maiores religiões monoteísta do mundo, sendo o cristianismo a maior, com cerca de 2,6 bilhões de seguidores, representando 31,5% da população mundial, e o islamismo fica em segundo lugar com cerca de 1,9 bilhões de seguidores e depois vem o judaísmo com cerca de 14,2 milhões de seguidores judeus.
Diferente do cristianismo, o judaísmo não acredita que Jesus é o Messias prometido para os judeus, ou seja, para o povo de Israel, Jesus é meramente um profeta, sendo Moisés o maior de todos os profetas de Israel, porque Moshé foi um instrumente de Deus, para libertar o povo de Israel da escravidão do Egito, considerado como o maior legislador, por onde Deus realizou diversos milagres, e recebeu no Monte Sinai as tábuas da Lei de Deus com os dez mandamentos, também conhecido com Decálago, que deu início aos princípios da ética, da moral e da adoração do povo de Israel.
Como origem, o judaísmo surgiu com os israelitas, uma tribo nômade, descendente de Jacó, conhecidos como as 12 tribos de Israel, o judaísmo não usa o Novo Testamento como texto sagrado, os principais textos sagrados para o judaísmo são a Tanakh, que é a Bíblia hebraica, essa Bíblia é composta por três divisões: Torá, Nevi’im e Ketuvim.
A parte da Torá, é a Escritura de Moisés, que são, os cincos primeiros livros da Bíblia, a parte da Nevi’im, são as Escrituras dos profetas e a terceira parte, o Ketuvim, é conhecido como os Escritos. Em resumo, a Tanakh, a Bíblia hebraica, se refere a todo o Antigo Testamento. Existem outras literaturas importantes também para o judaísmo:
O Talmude, uma coletânea de livros sagrados muito importante, que trata-se de um registro das discursões rabínicas, sobre lei, ética, costumes e história do judaísmo.
A Mishná, um código de leis orais passadas de geração a geração, e uma das principais obras o judaísmo rabínico, e a primeira grande redação na forma escrita da tradição oral, também chamada de Torá oral, que é a primeira fonte do pensamento judaico posterior.
O judaísmo possui símbolos importantes, como a Menorá, um candelabro de sete braços que é mantido sempre acesso, o Shofar, uma trombeta de chifre de carneiro, a Estrela de Davi, um hexagrama, uma estrela de seis pontas que está presente na bandeira de Israel, outro símbolo muito importante para o judaísmo é o kipá, usado sobre a cabeça dos judeus, que representa o temor ao Deus de Israel, a presença soberana que está acima de toda a criação. O judaísmo também possui praticas importantes como a circuncisão o casamento e o luto, outra prática importante são os valores judaicos, ajuda e caridade, porque o povo judeu é muito hospitaleiro.
Na sinagoga, os judeus se reúnem para celebrar rituais, orar e ler os textos sagrados, as sinagogas surgiram após a destruição do templo, o antigo local de adoração do povo de Israel, a palavra sinagoga significa: “assembleia ou reunião”, e as cerimônias são presididas sob a orientação de um sacerdote-rabino.
Jesus, num dia de sábado, entrou em uma sinagoga e começou a ensinar e todos ficaram admirados com seus ensinamentos.
O Espirito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres, envio-me para curar os quebrantados de coração, para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e para proclamar o ano aceitável do Senhor. E fechando o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. (Lucas 4:18-20)
O judaísmo e uma religião formada por aqueles que nasceram judeus ou foram convertidos ao judaísmo e é divido por grupos religiosos, a exemplo do ortodoxo, do conservador, do reformista, do samaritano e do messiânico.
Judaísmo ortodoxo:
O judaísmo ortodoxo, acredita que a Torá foi inspirada por Deus e é imutável, e defende a observância rigorosa dos rituais e costumes.
Judaísmo conservador:
O judaísmo conservador, defende a importância de seguir as tradições e a língua hebraica, e defende a sinagoga como local de prática da fé.
Judaísmo reformista:
O judaísmo reformista, defende a adaptação dos valores da fé judaica ao mundo moderno, sendo aberto à conversão de não judeus.
Judaísmo samaritano:
O judaísmo samaritano é uma ramificação da antiga religião mosaica, seguida por um grupo étnico-religioso descendente dos antigos habitantes de Samaria que se diferencia do judaísmo tradicional. Exemplo: Os samaritanos não reconhecem a importância histórica de Jerusalém, não aceitam o Talmude e o Mishná, que são obras clássicas e consideram o Monte Gerizim o único santuário escolhido por Deus e não Jerusalém, e acreditam que o sacrifício de Isaque aconteceu no Monte Gerizim. Os samaritanos não têm rabinos e consideram Moisés o último profeta e acreditam que o apocalipse será o fim dos tempos e o retorno de todos os israelitas, adoraram o mesmo Deus dos judeus, mas rejeitam as suas Escrituras, exceto os cinco primeiros livros, o Pentateuco de Moisés.
Judaísmo messiânico:
O judaísmo messiânico é uma religião que combina elementos do cristianismo e do judaísmo. Os judeus messiânicos acreditam que Jesus é o Messias enviado por Deus, mas mantêm parte dos rituais, as festas e as tradições, e é caracterizado por conciliar práticas judaicas e crença em Cristo, acredita que Yeshua (Jesus) é o Messias esperado pela tradição profética judaica, aceita as tradições do Judaísmo, mas julga as tradições como incompletas porque o significado completo das tradições só pode ser obtido a partir da aceitação de Yeshua, Jesus Cristo como o Messias.
Também Isaías exclama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, somente o remanescente será salvo. (Romano 9:27)
Pois eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como restolho; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos exército, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramos. (Malaquias 4:1)
Autor: Pr. Marcos Bahia