A mulher samaritana

 

A MULHER SAMARITANA

A história da mulher samaritana é uma das passagens bíblicas mais belas que existe no evangelho de Cristo. Jesus sai da Judéia para a Galiléia com seus discípulos, e era necessário passar por Samaria, e chega a uma cidade chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José, onde estava o poço, Jesus cansado da viagem, parou para descansar e assentou-se a beira do poço, porque seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. E era quase a hora nona, 12 horas do dia.

Samaria não era um lugar agradável para os judeus, pois samaritanos e judeus não se davam bem, mas era da vontade de Deus que Jesus passasse pela aquelas terras, o nosso Deus não faz acepção de pessoas, ou seja, não tem preferência porque todos somos iguais.

Deus marcou no destino da mulher samaritana, um encontro inusitado com o Senhor Jesus Cristo, o Messias prometido, não só para o povo de Israel, mas também para os samaritanos e toda humanidade.

“E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o tema e faça o que é justo”.

(Atos dos Apóstolos 10:34,35)

Então veio uma mulher samaritana tirar água do poço e Jesus disse: Dê-me um pouco de água, pois tenho sede. Disse-lhe então a mulher samaritana: Como o Senhor, sendo judeus, pede a uma samaritana água para beber?

Jesus lhe respondeu: Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e Ele lhe daria água viva.

Disse-lhe a samaritana: Senhor, o poço é fundo e não tem como tirar água, onde vai conseguir essa água viva? A caso o Senhor é maior que nosso pai Jacó, que nos deu o poço, que ele mesmo bebeu, e seus filhos e seu gado?

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna”. (João 4:13,14)

Disse então a mulher: Senhor dê-me, desta água, para que eu não tenha mais sede, nem precise me humilhar, votando aqui para tirar mais água.

A água que Jesus falou a mulher samaritana, significa a vida espiritual, e é necessário beber desta água todos os dias, e para isso tem que estar junto da fonte da água viva, que é o próprio Senhor Jesus Cristo, do contrario, a pessoa que está longe da fonte celestial, se torna uma fonte seca, sem vida, sem alegria e morta espiritualmente.

Jesus disse para a samaritana: Vá, chame seu marido e volte aqui.

Disse ela: Não tenho marido, e Jesus disse: Disseste bem; não tenho marido, o fato é que você já teve cinco, e o homem que você vive agora não é seu marido.

A mulher samaritana impressionada, disse: O que acabou de disser é verdade, vejo que o Senhor é um profeta!

Nossos antepassados adoraram neste monte, mas os judeus dizem que Jerusalém é o lugar que se deve adorar...

“Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai”. (João 4:21)

Os samaritanos eram uma mistura de raças, os judeus legítimos que foram deixados na terra, depois da invasão e deportação, com povos pagãos de descendência assíria que passaram a ocupar o território judeus. Dessa mistura de raças e culturas é que surgiram os samaritanos, assim também era a sua religião, uma mistura de culto ao Deus Vivo, com o culto aos deuses pagãos, alem de adulterar os dez mandamentos, com a inclusão de um décimo primeiro mandamento, uma ordenança de adoração no monte Gerezim.

Os samaritanos construíram o templo no monte Gerezim para disputar com o templo de Jerusalém, desobedecendo a ordem direta de Deus, para que os dois reinos, (Norte e Sul), adorasse o Deus de Israel em Jerusalém, por isso que judeus e samaritanos não se dão bem. Atualmente, essa região está situada na Palestina, entre Israel e a Cisjordânia com cerca de 700 samaritanos de descendência legitima.

Jesus ensina que Deus é Espírito e temos que adorá-lo em espírito e em verdade, por isso devemos está diante de Deus com total sinceridade e espírito reto, direcionado pelo Espírito Santo. A nossa adoração deve está de acordo com a revelação do Pai que revelou ao Filho, aquele que adora ignorando a Palavra de Deus, estão fora da visão da verdadeira adoração, porque Cristo é a verdade e sem a presença d’Ele não existe comunhão e adoração a Deus, e o tal é mentiroso e pertence a sinagoga de Satanás.

Os judeus tinham tanto desgosto pelos samaritanos que suplicavam em suas orações que nenhum deles fossem chamados a vida no dia da ressurreição, mas o Senhor nosso Deus, Adonai, Elohim, não tem preferência por raças ou etnias. A conversa que Jesus teve com a samaritana mostra sua fidelidade ao propósito de Deus, de conduzir a mulher samaritana ou qualquer, a vida eterna. A paixão de Jesus era salvar os perdidos, por isso Ele se revelou a samaritana como o Messias, o Filho de Deus, assim tem que ser os verdadeiros servos de Deus, rejeitar qualquer proposta ou ministério que não seja o de salvar as almas perdidas.

Disse Jesus: Eu Sou o Messias, Eu que falo contigo, e seus discípulos ficaram maravilhados ao vê-lo falando com uma mulher e ainda uma samaritana.

“Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo? Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele”. (João 4:28-30)

O encontro de Jesus com a mulher samaritana nos trás uma grande lição, de apresentar a Jesus a nossa família, nossos amigos e até mesmo aqueles que não conhecemos.

Quem leva os perdidos a crê no Senhor Jesus Cristo, está fazendo algo de relevância eterna. Um dia, virá a se alegrar no céu por causa daqueles que foram salvos mediante o seu trabalho evangelístico; orações e testemunho, seu e da Igreja. Tudo para gloria e honra do Senhor Jesus Cristo.


Autor: Pr. Marcos Bahia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curso de Teologia 100% a distância!