A VOLTA DE CRISTO!





Princípio das Dores

Atualmente estamos vivendo o período pré-arrebatamento que é conhecido como princípio das dores. 

Veja o texto abaixo: 

E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada. E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra naçãoe reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores. Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos serão escandalizadose trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriaráMas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. (Mateus 24:1-14)

Esse período já esta acontecendo como o Senhor Jesus profetizou a seus discípulos durante Seu ministério publico. Terremotos em vários lugares, guerras, trafico de drogas, facções, terrorismo, seqüestros, prostituição, corrupção, assassinatos entre familiares, violência domestica, violência sexual na família, adultério, fornicação, casamento entre o mesmo sexo, falsos profetas, falsos mestres, pastores mercenários, igrejas empresas e tantas aberrações surgindo no mundo e nas igrejas.Por isso devemos orar com mais freqüência, vigiar mais, e evangelizar os povos da terra, porque a volta de Cristo está cada dia mais perto. MARANATA!!!



A grande tribulação

No período do princípio das dores, a onde as profecias Bíblicas estão se cumprindo, a Igreja tem que está sob vigilância o tempo todo, porque o arrebatamento da Igreja pode acontecer a qualquer momento!
Jesus falando sobre a Sua volta disse que ninguém sabe o dia; e o arrebatamento acontece antes da volta de Jesus.
”Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem”. (Mt.24:36,37)
Portanto se o arrebatamento acontece antes da 2ª volta de Cristo, e ninguém sabe o dia nem à hora, e as profecias conhecidas como princípio das dores já está se cumprindo, temos que vigiar e esperar em santidade o arrebatamento porque a terra vai entrar na grande tribulação!

Vamos avaliar o período da grande tribulação:

Quando nas nuvens, Jesus arrebatar a Sua Igreja  “Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor”. (I Ts.4:17)
 Os ímpios na terra passarão pela grande tribulação  Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver”. (Mt.24:21)
Esse período será um tempo de muita aflição para os habitantes da terra, principalmente os judeus e os cristãos que vão surgir nesse período. 



DURAÇÃO DA GRANDE TRIBULAÇÃO:

Segundo raciocínio interpretado no texto de Daniel, capítulo 9, versículo 27 E ele (o anticristo) firmará aliança com muitos por uma semana (sete dias); e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.”  Quando o anticristo faz uma aliança de uma semana, ou seja, sete dias, partindo do princípio judaico conhecido como “dia-ano”, um dia equivale a um ano.
Veja em Ezequiel  E levarás a iniqüidade da casa de Judá quarenta dias; um dia te dei para cada ano”. (Ez.4:6b).
Com relação a essa aliança e, observando o contexto de Daniel “capítulo 27”, que trata da profecia das setenta semanas e a chegada do Messias (Jesus), podemos entender que se trata do período profético conhecido como grande tribulação! Uma semana que equivale a sete dias, do ponto de vista do princípio judaico dia-ano, equivale também há sete anos profetizados para a grande tribulação que vai acontecer no futuro com a chegada do homem do pecado, o iníquo; o anticristo!
Então sete anos será o período da grande tribulação. Poderia ser maior esse período de tempo, mas pela misericórdia de Deus os dias serão abreviados, ou seja, diminuídos... Veja o texto de Mateus: “E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias”. (Mt.24:22)


Detalhe!

Sete anos divididos em duas fases...
Primeira fase: Ficará conhecida como “TRIBULAÇÃO”.

3 Anos e meio = 42 Meses = 1.260 Dias.
Segunda fase: Ficará conhecida como “GRANDE TRIBULAÇÃO”.
3 Anos e meio = 42 Meses = 1.260 Dias.


Acontecimento!

Primeira fase: O anticristo fará uma aliança com Israel, e ajudará na reconstrução do terceiro templo em Jerusalém, e muitos vão pensar que ele é o Messias (Salvador) de Israel.  “Será uma falsa paz para Israel...”

Segunda fase: No final da primeira fase Israel reconhecerá o anticristo, e vai iniciar a segunda fase com muita perseguição que ficará conhecida como a “grande tribulação.



Final da Grande Tribulação:

A grande tribulação terminará com a volta de Cristo a terra. “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. “E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. E estava vestido de veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores”. (Ap.19:11-16)
No livro do Apocalipse temos o panorama completo de tudo que vai acontecer no período da “tribulação e grande tribulação”. Esse registro vai do capítulo 4 até o capítulo 19, quando Jesus Cristo retorna a terra com os anjos e seus santos (Igreja) para derrotar as “forças” da trindade satânica. (satanás, o anticristo e o falso profeta) Conhecidos como: A serpente, a 1ª besta e a 2ª besta (Ap.13)

OBS: O arrebatamento e a 2ª volta de Cristo são eventos diferentes!

O arrebatamento é quando a Igreja é levada secretamente ”Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos (morreremos), mas todos seremos transformados (no arrebatamento); Num momento, num abrir e fechar de olhos (ninguém poderá ver o arrebatamento porque será muito rápido!), ante a última trombeta; porque a trombeta soará (o chamado), e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados”. 
(I Cor.15:51,52)
A 2ª volta de Cristo será diferente do arrebatamento porque todos os habitantes da terra terão que testemunhar a volta Gloriosa do Senhor Jesus Cristo “Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá (todos os homens da terra), até os mesmos que o traspassaram (todos que crucificaram a Jesus); e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso”. (Ap.1:7,8)


Depois da Grande Tribulação!

No final da grande tribulação que será marcada com a volta de Cristo, com os anjos e a Igreja arrebatada, Jesus Cristo depois de derrotar os exércitos do anticristo com  o sopro da Sua boca. “E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes”. (Ap.19:21)
Essa guerra final será chamada de “Batalha do Armagedom”, que será de fato a 3ª guerra mundial tão temida pelos moradores da terra. Essa batalha será travada no Vale do Megido em Israel. No final da guerra aves de rapina serão enviadas para limpar a terra que estará cheia de cadáveres. “E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, e ajuntai-vos à ceia do grande Deus”. (Ap.19:17)
Esses serão os inimigos de Deus: “Para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam; e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes”. (Ap.19:18)
Em seguida O Rei dos Reis; “Jesus Cristo” vai inaugurar o LAGO DE FOGO, o verdadeiro “Inferno” tão temido por todos... “E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre”. (Ap.19:18)
Como podemos ver na revelação acima, o anticristo e o falso profeta serão os primeiros moradores do lago de fogo (Inferno), serão lançados vivos no fogo que não se apaga...
Na sequência Jesus envia um anjo para prender satanás no abismo, com o propósito de não mais enganar as nações durante um período de mil anos “E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo”. (Ap.20:1-3)
Depois de condenar primeiro ao lago de fogo as duas bestas, e depois satanás e os demônios ao abismo, Jesus vai julgar as nações da terra “E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda”. (Mt.25:31-33) 

“OBS: O julgamento não será das nações, mas, individualmente das pessoas que habitam entre as nações da terra. “E apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas”.  (Mt.25)


O Reino Messiânico

Passado essa sequência de julgamentos que ocorrerá em 75 dias, conforme Daniel capítulo 12, versículo 12. “Bem-aventurado o que espera e chega até mil trezentos e trinta e cinco dias”.
Note bem1.335 dias – 1.260 dias, que são os dias da grande tribulação = 75 dias, que são os dias de julgamentos e preparação para a inauguração do milênio.
Jesus vai inaugurar o Reino Messiânico sobre a face da terra como promessa ao povo de Israel que será um período de “Mil anos de verdadeira PAZ”.
 “E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus (estes futuros cristãos serão mortos no período da grande tribulação), e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos”. (Ap.20:4)
 “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte (aqueles que serão definitivamente separados de Deus); mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos”. (Ap.20:6)


A última revolta de satanás

No final do “Milênio”, satanás será solto (obs: podemos observar que nada muda na natureza de satanás), e ele volta a tentar as nações contra o Salvador Jesus Cristo. As futuras nações da terra, ou seja, aqueles que vão nascer no milênio, por não ser verdadeiros cristãos e nunca ter provado o novo nascimento que é gerado pelo Espírito Santo, eles serão tentados por satanás e serão reprovados por Deus, formando juntamente com satanás um grande e poderoso exército para atacar e destruir os santos que vão se refugiar em Jerusalém, e Deus que é o refugio e fortaleza do seu povo manda fogo do céu que destrói mais uma vez as forças malignas de satanás, que definitivamente será lançado no lago de fogo a onde já estará o anticristo e o falso profeta. “E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar (um poderoso exército), para as ajuntar em batalha (contra os santos). E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada (Jerusalém); e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou. E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre”. (Ap.20:7-10)
No momento que Deus livra os santo, é exatamente neste momento que o povo de Deus será transladado (arrebatado) para a nova terra (“Eternidade”). A onde viveremos eternamente com o nosso Deus!!!
Por outro lado, ou seja, em outra dimensão os ímpios terão que comparecer ao Grande Trono Branco para serem julgados segundo as suas obras, e aqueles que não forem achados no livro da vida será também condenados ao lago fogo, a onde já estarão; o anticristo, o falso profeta, satanás e os demônios. “E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele (Jesus), de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte (separação total de Deus). E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo”. (Ap.20:11-15)



Atenciosamente, 
Setor Pedagógico




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curso de Teologia 100% a distância!