HISTÓRIA DA IGREJA





COMEÇO DA APOSTASIA


A formação do cristianismo e a sua propagação como religião histórica foi resultado exclusivo do testemunho e da interpretação da pessoa de Jesus Cristo. Notar este fato é essencial à orientação da obra de evangelização e missionária em qualquer tempo e lugar. O Cristianismo implantou‐se e propagou‐se pelo método que Jesus Cristo mesmo seguiu no Seu exemplo e ensino. Os discípulos, por exemplo, eles foram



escolhidos e treinados por Jesus para que dessem muito fruto e fruto que fosse permanente. Os discípulos tiveram convívio com Jesus, essa experiência, mais tarde foi interpretada pelo Espírito Santo e tornou‐se vida e poder neles. A tarefa dos discípulos era a de serem testemunhas de Jesus em Jerusalém, na Judéia, em Samaria e até os confins da terra.
Este era também o método e o programa geográfico para a sua obra. É mediante o testemunho e a interpretação da pessoa de Jesus Cristo feita pelos
apóstolos e outros cristãos que o Cristianismo se estabeleceu e é, nesta mesma base, a nosso ver, que a história da Igreja precisa ser estudada. Destacamos sempre a palavra “ensino”, como método eficaz para o estabelecimento da Igreja de Cristo.

Você comprovará neste estudo que a tônica da mensagem era a didática, o ensino e exposição da palavra em forma de estudo bíblico. Quando a igreja, a partir do  segundo século em diante perdeu a metodologia por Jesus para seu crescimento, então se enveredou pelo caminho da apostasia. Quando a igreja começou a usar outros métodos e deixou o ensino da Palavra como prioridade, se perdeu no método especulativo.

Mateus 4:23 demonstra que a prioridade no ministério de Jesus era o ensino, pois Mateus coloca esta metodologia em primeiro lugar, (veja o texto paralelo
em Mateus 9:35).


O longo discurso registrado em Mateus capítulos 5, 6 e 7, conhecido como “Sermão  da Montanha”, na verdade não é um “sermão”, pois se prestamos atenção Mateus declara o seguinte: “E, abrindo a sua boca os ensinava, dizendo:” (Mateus 5:2).
Portanto, o método empregado por Jesus na montanha não
é de um “sermão” e sem o de um Mestre ensinando. As palavras ali registradas são a
apresentação de um ensino, na forma de um estudo bíblico, um
ensinamento (veja Mateus 5:2 e compare com Mateus 5:19). Principalmente notamos que na narrativa que Mateus faz dos capítulos 5, 6, e 7 faz questão de deixar claro que se trata de método de ensino de princípio a fim (veja para o início Mateus 5:2 e para o final, Mateus 7:29) – De princípio a fim é ensinamento
e não um sermão.



Atenciosamente,

Setor Pedagógico - SEPAT 

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